Instituição

O carisma de uma família religiosa expressa-se, também, na sua organização, que deve estar ao serviço da espiritualidade e missão daquele grupo de pessoas consagradas ao Senhor. É uma identidade que se revela através de tudo o que as cerca, apontando para realidades maiores, num anúncio profético da presença viva de Deus entre nós. A nossa organização procura conduzir-nos à vivência da espiritualidade e da missão franciscana hospitaleira, através de vários caminhos:

  • A busca constante do Senhor, o absoluto da nossa vida, pelos tempos dedicados diariamente à escuta da Palavra de Deus, à reflexão, à oração pessoal e comunitária, à contemplação; essa busca faz-se, também, através de retiros mensais e anuais e de outras práticas que nos ajudam a cultivar a vocação a que fomos chamadas.
  • Uma vida em fraternidade que revele a aliança que nos une e que supõe o afecto, o cuidado e a responsabilidade de umas pelas outras, a corresponsabilidade na missão, a partilha de todos os bens, desde os materiais, passando pelos dons pessoais, até à partilha da experiência de Deus.
  • O envio para o exercício de uma missão concreta em qualquer lugar do mundo, o que nos mantém na itinerância franciscana e na disponibilidade amorosa aos acenos do Senhor.

Expressando-se através de uma espiritualidade e missão evangélicas, o carisma franciscano hospitaleiro é desafiado pelo Espírito Santo a ousar, na generosidade da entrega e na coragem missionária, conforme a palavra da nossa ex-Superiora Geral, Ir. Maria Isilda Freitas, no início do XXV Capítulo Geral, em Julho de 2007: É hora de, inspiradas pelos nossos Fundadores, ousar identificar os sinais de Deus nos clamores dos pobres e necessitados e responder profeticamente, com o vigor da coragem com que eles anunciaram e repartiram o Evangelho da Misericórdia.